Inteligência Artificial – Ela está cada vez mais perto de nós.
A inteligência artificial já está presente em nossas vidas, pouco a pouco, ela vem ganhando espaço em diversos campos como na análise de dados, IOT, carros autônomos e nos games. Até as interações que antes eram apenas entre pessoas, como o relacionamento com clientes, help desk e atendimento ao público já são impactadas pela tecnologia.
Em torno dela também existe muita polêmica, o debate sobre as funcionalidades e até onde ela pode chegar é bastante acalorado.
De um lado, temos aqueles que defendem sua utilização como um aperfeiçoamento das atividades humanas, a maquina agora não apenas analisa, mas também interpreta os dados de forma coerente, muitas vezes, fazendo aquilo que seria humanamente impossível.
Já outros acreditam que o estudo e desenvolvimento desta área acabará com inúmeros postos de trabalho e como a população mundial não para de crescer, isso geraria uma massa de desocupados.
Ao mesmo tempo a máquina ganharia cada vez mais autonomia, até chegar a um nível pleno de consciência, e talvez nós, os humanos, ficaríamos em segundo plano, sendo um fardo muito grande para o mundo. Isso nos levaria a um ambiente pós-apocalíptico bem parecido com os filmes de ficção científica dos anos 80, como o clássico: Exterminador do Futuro.
Entre os opostos, aqui estamos nós, também existem aqueles que acreditam que a I.A pode ser algo benéfico, trazendo inovações em diversas áreas, como na saúde, no direito, na comunicação e na análise de dados não estruturados.
Um exemplo interessante do uso desta tecnologia no nosso dia a dia, está no desenvolvimento de jogos para videogames cada vez mais elaborados. Quem gosta dos games de futebol sabe que cada jogador tem características muito específicas e próximas as de um competidor real.
Eles não são iguais, um é melhor no toque de bola, mas é mais lento, ou não marca tão bem como o outro. Para simular isso, são aplicadas técnicas de sistemas inteligentes, gerando um avatar quase perfeito do jogador, ele assume uma personalidade dentro do campo.
Quer outro exemplo? A sua utilização nas maquinas fotográficas com foco automático em rostos ou que disparam ao perceberem um sorriso, isso só é possível pela análise complexa de algoritmos.
Outro setor que deve ser bastante impulsionado pela I.A é o do atendimento aos clientes e suas funcionalidades vão muito além dos já conhecidos “Bots”.
Nos próximos anos veremos grandes transformações nesta área, tendo como foco entregar uma melhor experiência ao usuário. E como não poderia ser diferente, o debate sobre sua utilização também é bastante quente.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre como a Inteligência artificial estará cada vez mais presente nos negócios e principalmente em nossas vidas, selecionamos algumas matérias interessantíssimas sobre a I.A e o atendimento ao público. Confira:
10 Maneiras Como a Inteligência Artificial Transformará a Experiência do Cliente
Inteligência artificial chegou para mudar o atendimento ao cliente
Primeira robô-advogada do Brasil mira R$ 24 bilhões em cobranças judiciais – Convergência Digital
Novo sistema de inteligência artificial do Google responde questões sobre TI